A conversa dos bebés…

O ano de 2015 e o meu casamento deram mote ao lançamento do blogue e por essa mesma razão venho falar de um pequeno fantasminha que me persegue desde essa altura. Chama-se gravidez. Para quem não vai ler mais, não, não estou grávida! Venho apenas dissertar acerca do tema favorito de toda a gente assim que decides usar um anel num dedo específico da tua mão esquerda.

“Então agora faltam os filhos!”, “Para quando um Joãozinho a correr pela casa?”, ”Já ficam bem com um bebé nos braços!”, ”Já estão a ficar em idade disso! Olha os 30…”

Breve Silêncio.

Por onde começar…

Se ponho uma determinada frase no facebook é porque estou grávida. Se atualizo a minha fotografia de perfil e estou, aparentemente, muito feliz, é porque tenho novidades. Se seguro o bebé de uma amiga ao colo é porque estou a pensar em engravidar. Se comento que uma criança é fofinha é o relógio biológico a falar. Quando faço anos, estou a ficar na idade de ter filhos. Quando não bebo alcool é porque quero engravidar ou se calhar até já estou grávida. Quando bebo, devia deixar-me disso para quando estiver grávida. Sinto-me enjoada, se calhar estou grávida. Adotei um gato? Outro? Devia era ter um filho. A minha mãe celebra 58 anos, já devia ser avó. O meu pai sente-se cansado, já devia ter um neto. Não atendi o telemóvel, estava a fazer um bebé. Atendi o telemóvel, se calhar interromperam alguma coisa…

Suspiro.

Sim, eu casei, não porque queria desesperadamente ter um filho ou porque precisava de luz verde para reproduzir-me desenfreadamente. Não. É verdade que tenho algumas amigas grávidas e outras com filhos pequenos, admiro-as imenso e adoro os filhos delas! Mas isso não significa, obviamente, que eu tenha de fazer o mesmo de imediato, até porque, preparem-se, usar um anel num determinado dedo da minha mão esquerda não engravida!

E, já agora, talvez me possam esclarecer, como é que é suposto essa coisa do relógio biológico funcionar? Ele fala por mim? Toma conta do meu corpo e da minha mente? Ou será que é apenas um mecanismo de ponteiros e alarme localizado algures entre a minha bexiga e o meu útero e que a qualquer altura do dia ou da noite vai desatar a “despertar” com um som esganiçado e desesperado? Isso assusta-me porque tenho vizinhos e um emprego. Já imaginaram se o sacana desata a tocar a meio da noite? Como vou explicar ao senhor de 70 anos que vive no rés do chão que foi só o meu relógio biológico que resolveu gritar a plenos pulmões a meio de uma calma noite de inverno? Pior, e se o raio do mecanismo destrancar a meio de uma reunião importante com o diretor de uma qualquer empresa? Ai desculpe senhor diretor tenho só que ir ali engravidar e já volto…

Acredito perfeitamente que os meus pais e os meus sogros darão avós maravilhosos. Sei de coração que uma criança trará às suas vidas uma alegria incalculável, mas, perdoem-me os mais tradicionalistas, estas nunca serão as forças motivadoras da minha vontade e decisão de ter filhos, nem isso, nem a minha idade ou o anel do meu dedo.

Mas acalmem-se os mais aflitos, eu conto ter filhos, a não ser que a genética não mo permita, mas está nos nossos planos. Quando? Isso é daquelas coisas, só nós é que sabemos. Ter filhos é uma decisão bastante íntima, não acham? Acredito que mude uma coisita ou outra nas nossas vidas. Não é bem bem como ter um gato.

E, na minha modesta opinião, apenas diz respeito a cada um, a cada casal, não carece da sabedoria popular ou de consentimento, aprovação ou até motivação social

E, sinceramente, esta conversa dos bebés já enjoa! Ah, enjoa? Será que…

Para a Andreia Engravidar ligue o 760 500 600 (por cada chamada o relógio biológico avançará um segundo. Quanto mais ligar maior é a probabilidade de serem gémeos).

Deixe uma Resposta

